Quanto custa uma casa em Orlando?

20412

Ter uma casa para passar as férias em outro país e ainda faturar com aluguel de temporada parece uma realidade muito distante para você? De acordo com Ricardo Molina, diretor de vendas do grupo Casa Na Disney, mesmo com a alta do dólar, esse sonho tem um preço ainda tentador na Flórida, Estados Unidos.

De acordo com o executivo, uma casa em Orlando com 150 m² custa a partir de U$150 mil para imóveis usados e U$200 mil para propriedades novas. O preço refere-se a uma casa em condomínio fechado com três dormitórios e piscina privativa. A metragem diz respeito apenas aos cômodos atendidos pelo ar condicionado. “A casa é muito maior se levarmos em conta garagem, varandas e quintal”, diz.

Ricardo explica que os preços dos imóveis na Florida foram achatados pela crise de 2008. “Caíram 50% em média, já se recuperaram em 25%, mas ainda há espaço para valorização”, analisa.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os investimentos de brasileiros no exterior triplicaram entre 2008 e 2013. Só os Estados Unidos concentram 31% das vendas, com a Flórida liderando a preferência – Miami, Fort Lauderdale e Orlando são as cidades mais procuradas.

É verdade que a alta do dólar vem diminuindo a empolgação dos investidores. “Quando o dólar passou de R$2,70, sentimos uma queda na procura por imóveis de temporada”. Em contrapartida, ele diz perceber que mais brasileiros estão procurando casas na Flórida para moradia fixa ou temporária.

Vale lembrar que comprar um imóvel nos Estados Unidos, seja em Orlando ou em qualquer outra cidade, não garante visto de permanência indeterminada ou o Green Card. Para quem compra um imóvel e quer passar um tempo maior como turista nos Estados Unidos, o máximo permitido são seis meses, lembrando que no período de um ano deve-se passar mais tempo em seu país de origem do que em território estrangeiro.

Molina afirma que o lucro anual com aluguel varia entre 4% e 6% do valor investido no imóvel. “Com 59 milhões de visitantes ao ano, Orlando é o maior destino turístico para famílias no mundo. A Disney e as atrações da cidade atraem turistas todos os meses, mantendo a procura por imóveis praticamente constante”, diz.

Com relação aos custos, o imposto anual é de 1,6% calculado sobre valor da propriedade. Para casas situadas em condomínios, também é preciso checar o custo mensal de taxa de conservação. Contratar uma administradora para cuidar da limpeza, manutenção e eventualidades é opcional.

Um corretor devidamente licenciado na Flórida pode vender qualquer casa que esteja à disposição na cidade. Portanto, centralizar a busca pela casa em um profissional de confiança é o melhor a ser feito. “A comissão varia muito, entre 2,5% a 6%, mas sempre será paga pelo vendedor”, explica Molina.

Além do auxílio com burocracias, o corretor poderá indicar com precisão quais são as melhores casas para cada perfil de comprador. Por exemplo, as propriedades situadas em zonas residenciais (long term rental) só podem ser alugadas por mais de seis meses. Já as casas localizadas em zona turística (short term rental) têm grande flexibilidade de negociação, podendo trabalhar com alugueis por dia, semana ou mês.

Entre os melhores condomínios situados em zonas turística e liberados para aluguel de pequenas temporadas estão Paradise Palms, Reunion Resort, Windsor Hills, Bella Vida, Lucaya Village e Terra Verde Resort. Mas se a ideia for investir uma casa de veraneio em área residencial, as melhores localizações são Windermere, Winter Garden, Doctor Phillips, Hunters Creek e Celebration – onde, aliás, o apresentador Silvio Santos tem casa e passa férias todos os anos.

O processo de compra costuma ser rápido. “Após escolher o imóvel, você terá que assinar um contrato e oferecer um sinal inicial. Entre 30 e 60 dias depois, a escritura fica pronta para assinatura. Nessa ocasião as chaves são entregues e o comprador complementa o pagamento total do imóvel”.

Para ser sentir o gostinho do que é ter uma casa em Orlando, uma boa ideia é alugar um imóvel para passar as férias na cidade. Há condomínio para todos os bolsos e perfis de turistas.

Serviço Casa na Disney: www.casanadisney.com.br
Leia na Folha de S. Paulo: Seis passos para comprar um imóvel nos Estados Unidos
E veja também: 20 dúvidas respondidas sobre aluguel de casa em Orlando