Dicas para dirigir em Orlando

2121

Orlando é uma cidade que pede transporte motorizado. Nada é perto para ir a pé. A cultura do carro afasta a oferta de transporte público, então o jeito é entrar na onda. Selecionamos várias dicas para dirigir em Orlando.

> Alugue ou compre um GPS, você vai precisar muito. Faça previamente uma lista dos lugares que você deseja visitar juntamente com endereço e zip code. Deixe dentro do carro para facilitar a vida.

> Na maioria das vezes, é permitido virar à direita com o farol vermelho. Mas para isso: nenhum pedestre pode estar atravessando, nenhum carro pode estar vindo, você deve estar na faixa da direita, você deve parar antes para certificar-se da entrada segura. EXCEÇÃO: algumas placas anulam essa regra como “DO NOT ENTER” e “NO TURN ON RED”.

> A maior pegadinha está nos posicionamentos das faixas. Algumas faixas são exclusivas para virar à direita, virar à esquerda, acessar determinadas saídas, etc. Se perder a entrada ou entrar errado, não faça loucuras, continue em frente que o GPS recalcula a rota. A dica é ficar esperto ao GPS e se posicionar de acordo com o sentido a ser seguido.

> As locadoras de veículos só trabalham com carros automáticos. Algumas pessoas se adaptam rápido, outras não. É preciso ter muita cautela e atenção para se adaptar.

> A idade mínima para alugar um veículo é geralmente de 21 anos. Mesmo tendo realizado o pagamento antecipado da locação, o motorista deverá apresentar um cartão de crédito no momento da retirada do carro, para segurança da locadora.

> Geralmente o veículo é locado já com o tanque cheio. No ato da retirada do carro, provavelmente o atendente vai perguntar se você deseja devolver o veículo com o tanque cheio ou pagar uma taxa prévia de reabastecimento, não sendo necessário parar no posto para encher o tanque antes da devolução.

> Não há frentistas nos postos de gasolina, você mesmo deve abastecer o carro. Vá ao caixa da loja de conveniência, informe o numero da bomba e o valor que deseja abastecer. Após o atendente liberar a bomba, abasteça o carro. Volte na loja para buscar o troco, se for o caso.

> Ande sempre com o passaporte, carteira de motorista e comprovante de locação do veículo. Se for abordado por um guarda (eles anunciam pelo alto-falante do carro “pullover!” ou por meio de sirenes), estacione o carro em local seguro e aguarde. Só desça do carro se for solicitado. Ele provavelmente vai querer ver os documentos e dar alguma recomendação.

> O uso do cinto de segurança é obrigatório. Ainda sobre segurança, crianças menores de três anos devem ser transportadas no banco de trás na cadeirinha para automóvel apropriada, que pode ser alugada junto com o carro.

> Ao se aproximar da área de pedágio, as placas indicarão o valor da taxa. Você deve escolher uma pista de acordo com a forma que pretende fazer o pagamento. Exact Coins: para quem vai pagar com moedas no valor exato do pedágio. Change and Receipts: Para quem precisa de troco, seja em moedas ou dinheiro. Sunpass: Para quem tem o dispositivo eletrônico semelhante ao nosso “Sem Parar”. O valor é creditado posteriormente no cartão de crédito. Dica: ande com dinheiro trocado.

> Em cruzamento com as quatro vias sinalizadas com “STOP”, o veículo que chegou primeiro tem o direito de cruzar primeiro, e assim sucessivamente. Atenção total nessa hora, pois sabemos que nem todas as pessoas têm bom senso.

> Por falar em “STOP”: a placa manda parar mesmo. Não é só dar uma reduzida e continuar, como costumamos fazer.

> As placas “ONE WAY” informam sentido único, a nossa famosa ‘rua de mão única’.

> Caso comece a chover é obrigatório manter os faróis acessos, mesmo de dia. Alguns carros já ficam com o farol acesso o tempo todo automaticamente.

> Para não tomar multa, fique de olho nas placas que limitam a velocidade. Nos Estados Unidos, eles usam mph (milhas por hora). Uma milha equivale a 1,6093 km.

> Algumas regras óbvias não mudam com relação ao Brasil. Não pode falar ao celular dirigindo. O pedestre sempre tem preferência.

> É desejável entender pelo menos o básico do inglês para compreender as placas de trânsito e agir de acordo com as regras.