Cruzeiro da Disney: Dicas do Disney Dream

2624

A Disney Cruise Line opera diversos destinos em todo o mundo com navios diferentes. Nós viajamos com o Disney Dream e entregamos todas as dicas. Ele parte de Porto Canaveral (de 40 minutos a 60 minutos de Orlando) rumo às Bahamas e faz duas paradas de um dia inteiro, uma em Nassau e outra em Castaway Cay, a paradisíaca ilha particular da Disney.

*ESPECIAL CRUZEIRO DISNEY DREAM*
Viajando no Disney Dream
Restaurantes do Disney Dream
Dicas do Disney Dream

QUANDO IR?
Ao escolher o mês da viagem, não considere apenas o preço. É importante analisar outras questões como temperatura, volume de chuvas e incidência de furacões na região. Nassau, capital das Bahamas, tem mínimas entre 18° e 26° e máximas entre 25° e 32°, sendo janeiro o mês mais frio e agosto o mês mais quente [veja aqui o mapa de médias de temperaturas]. E se você pretende fazer a dobradinha Orlando + Cruzeiro, dá uma olhada aqui nas melhores épocas para curtir a cidade e fugir das filas nos parques.

CUSTOMIZANDO O JANTAR
Durante a compra do cruzeiro é preciso fazer algumas customizações no site Disney Cruise Line por meio da opção “Customize Your Cruise”. Você deverá relacionar as pessoas que jantarão junto com você na mesma mesa e escolher um horário fixo para a refeição, sendo que há duas opções: 17h30min (main seating) e 19h30min (second seating). Além disso, use o formulário “Special Requests” para informar alergias a alimentos, restrições e/ou outros detalhes que considerar importante.

NECESSIDADES ESPECIAIS
Para pessoas com necessidades especiais, o formulário “Special Services Information” deve ser preenchido com pelo menos 30 dias de antecedência. Isso facilitará bastante a viagem. [veja mais detalhes aqui]

FAZENDO AS MALAS
Na hora de arrumar as malas priorize roupas de praia e esportivas. No geral, o clima do navio é bastante casual. Os principais restaurantes não aceitam clientes com saída de praia, chinelos e cabelo pingando pós-piscina. Para o almoço, um esportivo é suficiente. No jantar, capriche um pouco mais, talvez um esporte fino – mas sem frescura: não precisa usar salto, sapato fechado, camisa, etc. Apenas os restaurantes assinados Palo e Remy (não inclusos no pacote) pedem traje social. Na última noite a bordo é sugerido que as pessoas usem roupas formais (de festa) para fotos. Mas isso é totalmente opcional, inclusive a maioria não entra na onda.

FESTA A FANTASIA
Todos são convidados a usar fantasias na festa “Mickey’s Pirates in the Caribbean”, que antecede o show de fogos em alto mar. Mas isso também é opcional. Além disso, lencinhos de Mickey Pirata são distribuídos gratuitamente nas cabines. As lojas vendem roupas e apetrechos para os empolgados de última hora.

1226bz_9024ms_jpg_08573_orig-742x494

CUIDADOS COM A SAÚDE
Medo de enjoar? O Disney Dream é muito grande, parece um resort, e geralmente bastante estável. Contudo, se realmente for sensível, opte por cabines nos decks mais altos e peça ao seu médio prescrever um medicamente específico de segurança. No mais, tome cuidado para não abusar do álcool, do sol e leve protetor solar de sua preferência. É sempre bom cuidar para que as crianças não engulam água do mar e da piscina. Uma farmacinha com remédios básicos é legal em qualquer viagem. De qualquer forma, há um médico e uma enfermeira de plantão no navio 24 horas por dia.

AGENDAMENTO DE ATIVIDADES
Por meio do site Disney Cruise Line é possível agendar atividades em Nassau e Castaway Cay. Em Nassau, é possível nadar com golfinhos e ter passar um dia incrível em uma praia servida por um hotel luxuoso. Em Castaway Cay não é preciso pagar para se divertir, basta descer e passar um dia maravilhoso por lá. Porém, atividades exclusivas como aluguel de jet-ski ou snorkel são cobradas a parte. Você também não paga para almoçar em Castaway Cay, pois um churrasco americano é servido sem custo aos passageiros do Disney Dream.

CHECK-IN
Você pode fazer o check-in online com vários dias de antecedência, e essa é uma ótima prática, pois facilita tudo no dia da viagem. Atenção, no momento do check-in online você deverá escolher o horário de embarque.

thumbnail_2_6bcb1b12_v4

COMO CHEGAR AO PORTO
Porto Canaveral é o local de saída e chegada do navio Disney Dream. É possível chegar até lá por meio de carro ou ônibus transfer da Disney. Se for de carro, pesquise questões como ‘onde devolver’ ou ‘onde estacionar’. Já o transfer é muito prático, ele pega e devolve os passageiros nos hotéis Disney ou no Aeroporto Internacional de Orlando.

NÃO PERCA O NAVIO
Por segurança, uma boa ideia é chegar a Orlando na tarde anterior à manhã do embarque. Dessa forma, mesmo se houver algum atraso no voo, você não perde o barco. Tem um hotel Hyatt dentro do aeroporto, bem prático para pegar o transfer da Disney pela manhã.

A LÓGICA DAS MALAS AO EMBARCAR
Com alguns dias de antecedência, você receberá (pelos Correios ou por meio do agente de viagens) etiquetas identificadoras de bagagens. Preencha com todos os dados solicitados. É muito importante que todas as malas estejam identificadas. No dia do embarque, uma vez despachadas pela manhã, você só voltará a ter acesso às malas no fim da tarde, pois elas serão entregues nas cabines até 17h30. Dessa forma, embarque com uma mochila. Leve biquíni, chinelos, protetor solar, remédios, documentos, dinheiro e objetos de valor, além de itens de primeira necessidade.

CARTÃO MAGNÉTICO
Um cartão magnético é entregue aos passageiros no check-in. Ele serve como chave para a porta do quarto (aliás, memorize o número da sua cabine ou clique no celular) e também para realizar pagamentos em geral. O cartão deve ser devolvido no desembarque.

TREINAMENTO OBRIGATÓRIO
Após o embarque, todos devem participar de um treinamento de segurança obrigatório.Às 16 horas do dia do embarque uma sirene toca e os passageiros se dirigem aos locais de treinamento. São várias unidades de treinamento e os corredores ficam lotados de funcionários para ajudar. O treinamento não é nada demais, você basicamente vai aprender (junto com um monte de gente) como proceder em casos de emergência, onde estão os botes salva-vidas, etc.

TÔ PERDIDO
Não se assuste com as primeiras horas de viagem, pois é meio confuso mesmo, muito por conta do treinamento. Logo melhora e fica incrível. Como o barco é enorme, algumas dicas para ‘se encontrar’:

  • anote ou decore o número do quarto e o deck;
  • use os mapas de orientação (fixados próximos aos elevadores);
  • baixe o APP do Disney Dream para saber tudo que vai rolar e está rolando;
  • leve o folheto Personal Navigators distribuído todas as noites nas cabines;
  • use os Walkie Talkies (distribuídos gratuitamente) para se comunicar com seus acompanhantes.

QUANDO O BARCO ATRACA NOS PORTOS
As lojas fecham, mas os restaurantes não. Quem não quiser descer pode ficar curtindo o barco mais vazio. É muito tranquilo e seguro subir e descer do navio, não precisa pegar botes nem barquinhos, e, além disso, cada pessoa volta a hora que quiser. É preciso ter passaporte e cartão magnético em mãos para desembarcar nos portos.

CRIANÇAS NA PISCINA
Crianças que ainda usam fraldas não podem usar as piscinas. E nem adianta comprar fraldas especiais ou tentar dar um jeitinho, pois é Lei do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos. O objetivo é garantir um ambiente saudável e seguro para todos. Para os pequenos, a melhor opção são os playgrounds molhados, como o Nemo Reef.

REFRIGERANTE A VONTADE
Nos decks 9 e 11 você encontra máquinas de refrigerante self-service que funcionam o tempo todo.

ISSO É COBRADO
Sobre alimentação, alguns itens são cobrados a parte: cafés gourmet; guloseimas vendidas em alguns pontos do barco (pipocas no teatro, por exemplo); bebidas alcoólicas, os restaurantes de alta gastronomia Palo e Remy (totalmente opcionais).

JANTAR + SHOW
Com 50 minutos de duração, os shows com personagens acontecem todos os dias no Walt Disney Theatre em dois horários, geralmente 18h15min e 20h30min. Uma dobradinha legal é assistir ao show das 18h15min e depois jantar às 19h30min (o horário jantar deve ser agendado previamente no site do cruzeiro, lembra?)

CURTINDO O SPA
As massagens são bem caras, acima de U$150. Caso esfrie ou chova, dá para curtir o SPA sem pagar muito. Eles oferecem um pacote de relaxamento abaixo de U$20. Dá direto ao uso de cama de pedras quentes, ofurô com vista para o mar, saunas e duchas terapêuticas. Leve uma troca de roupas, tome banho por lá mesmo e aproveite os produtos de cabelo e creminhos cheirosos.

0217ZY_1118MS-742x494

O QUE FAZER NO NAVIO?
Piscinas, shows, restaurantes, cinema, baladas, bingo, clubes, encontro com personagens, oficinas diversas, fliperama, hidromassagem… Tem muita coisa para fazer no navio. O folheto Personal Navigator, distribuído nas cabines, traz a programação do dia seguinte, horários, etc. Antes de embarcar, baixe também o APP Disney Cruise Line Navigator. É gratuito. Por meio dele você fica sabendo tudo que está rolando no navio.

SÓ PARA ADULTOS
A Disney se preocupou em garantir tranquilidade para os adultos que desejam dar uma fugidinha da ‘muvuca’. Dentro do navio há uma piscina só para gente grande, nem adolescentes são aceitos. A mesma regra serve para as baladas e restaurantes Palo e Remy. Além disso, na ilha particular da Disney há uma prainha também reservada aos adultos que buscam sossego.

WI-FI GRATUITO
Você encontra dois pontos de wi-fi livre: no Vista Cafe e no Cove Cafe. Também é possível adquirir um pacote de acesso para navegar de qualquer local, mas a internet em alto mar é caríssima e não dura nada.

CLUBES PARA CRIANÇAS
Muitos clubes para bebês, crianças e adolescentes oferecem diversão e cuidados. Você pode inscrever seus filhos no check-in ou já dentro do navio, a qualquer momento, sem problema nenhum.

GORJETAS
É debitado U$48 por passageiro (cruzeiro de quatro noites) para pagamento de gratificação (caixinha) de funcionários como camareiro, garçom e assistente. Em caso de dúvida ou discordância, procure o balcão de serviços localizado no deck 3.

FECHANDO A CONTA
Não é preciso fazer o check-out, já que todo o consumo extra e compras são debitados no cartão de crédito cadastrado na entrada. Contudo, é recomendável fazer o procedimento. Na tarde ou noite anterior ao desembarque, peça a lista detalhada de débitos e analise se está tudo certo.

PROCEDIMENTOS DE DESEMBARQUE
Você receberá etiquetas identificadoras nas cabines. Retire as etiquetas velhas das malas, fixadas na ocasião do embarque, e anexe as novas com todos os dados solicitados. Memorize o personagem estampado na etiqueta ou tire uma foto com o celular. Na noite anterior ao desembarque, todas as malas devem ser colocadas do lado de fora da cabine entre 20h30 e 22h30. Você só voltará a ver as suas malas no outro dia, durante o procedimento de desembarque, antes de passar pela alfândega do porto. Para pegar sua mala basta se dirigir ao setor do personagem impresso na etiqueta.

Não se esqueça de deixar fora das malas, dentro da cabine, uma troca de roupas para a manhã seguinte, além de sapatos, escova de dente, remédios, documentos, dinheiro e objetos de valor e outros itens de primeira necessidade. Para evitar confusão, o café da manhã do dia do desembarque é realizado no mesmo restaurante (e mesma mesa) do jantar da noite anterior. Simples assim.