“Construtor de sonhos” é profissão valorizada na Disney

Entenda o que faz um Imagineering

43

Para os sonhos se tornarem realidade, alguém precisa fazer a mágica. Não por acaso, “We Make the Magic” é o lema dos Imagineering.

Trata-se de um profissional cujo trabalho é sonhar e implementar experiências fantásticas nos parques, resorts e cruzeiros da Disney ao redor do mundo. São os Imagineering que projetam e edificam novos brinquedos, atrações, efeitos especiais e tudo mais que for necessário para contar uma boa história – décadas antes do conceito de “storytelling” cair na boca dos publicitários, a Disney já construía suas experiências a partir de narrativas. Hoje, esses profissionais cuidam do legado deixado por Walt.

A palavra Imagineering é formada a partir da junção de outras duas: IMAGInation (imaginação) e engiNEERING (engenharia). Mas calma, eles não são seres com poderes sobrenaturais, do tipo que cruza, cabeceia e defende a bola. Por exemplo, para criar o Reino de Avatar,  com suas montanhas flutuantes e plantas bioluminescentes, foi preciso uma junção de talentos em diversas áreas, por isso o time é multidisciplinar.

Com a missão de sonhar e realizar, químicos, engenheiros, cientistas, programadores, desenhistas, designers, diretores artísticos, comunicadores e dezenas de especialistas em diversas áreas trabalham em projetos criativos e desafiadores. E quando um Imagineering não encontra a tecnologia que precisa para realizar uma experiência, ele inventa. Assim, a Disney tem muitas patentes em efeitos especiais, robótica, interatividade, fibra óptica e sistemas avançados de áudio, além de prêmios.

O núcleo foi criado em dezembro de 1952, com o nome de WED Enterprises, para projetar e construir o primeiro parque temático do mundo, a Disneyland, na Califórnia. Atualmente, mais de 60 anos depois, centenas de profissionais sonham ser um Imagineering.

Para se tornar um Imagineering: No site Disney Careers há vagas abertas. Além disso, uma competição anual é realizada nos Estados Unidos entre jovens talentos.

VEJA TAMBÉM: 30 fotos INCRÍVEIS de casamentos na Disney